Glaze X Ceras X Selantes

No artigo de hoje, vamos explorar alguns tipos de produtos para espelhamento e ou proteção da lataria do veículo. Atualmente, o mercado de produtos para esse segmento oferece inúmeras opções para serviços semelhantes. Isso talvez possa confundir os detailers na hora da aquisição desses materiais, na discriminação de seus serviços, e no momento da venda.

Buscando sanar definitivamente todas as dúvidas dos “detailers” e consumidores finais sobre glazes, ceras e selantes, vamos apresentar abaixo as especificações de cada um desses produtos e um quadro comparativo entre eles. 

glazes

GLAZES

O segredo do detailer para adicionar toneladas de brilho a qualquer pintura é o glaze.

O produto foi formulado inicialmente pela Chemical Guys, para alcançar o máximo brilho e reflexo em campeonatos de detalhamento nos EUA, exposições, feiras e show-car.

Como ficou claro acima, a principal característica dos glazes é o brilho extremo e reflexo profundo, devido a isso, ele se tornou um item indispensável no arsenal de profissionais de estéticas. Porém se tratando de proteção, esses produtos não entregarão uma durabilidade tão grande quanto as ceras e selantes.

Atualmente também existem diversos tipos de glaze, que oferecem benefícios além do brilho como, por exemplo propriedades mascaradoras, auxílio na remoção de hologramas, pequenos arranhões, e proteção contra raios UV. O tempo de proteção contra elementos danosos, varia de produto para produto, contudo geralmente protegem por 5 ou 6 lavagens. 

Uma boa dica é: aplicado antes da cera ou selante, os glazes elevam a profundidade de brilho e reflexo para um nível incomparável, e ainda entregam a durabilidade de proteção do selante ou da cera. Isso faz com que ele se torne um mix perfeito de produtos, que oferecerá brilho glossy e duração superior na lataria.

selantes

Os selantes são produtos que garantem fixação, durabilidade e proteção para lataria/pintura automotiva, fabricados geralmente a partir de polímeros 100% sintéticos. Usualmente, esses polímeros se conectam diretamente aos poros finos dentro da pintura, para uma ligação durável e uma longa proteção comprovada. 

Diferente dos glazes, os selantes possuem como principal característica a proteção, porém também contam com características adjacentes como brilho e repelência. Atualmente, no mercado de detalhamento automotivo, existem diversas opções de selantes, desde sintéticos à cerâmicos, e cada um deles disponibiliza características próprias. O tempo de proteção contra elementos danosos como, por exemplo, contaminações, sujidades, raios UV pode alcançar até 12 meses. 

Existem ainda diversos tipos de selantes para outras superfícies do carro, porém nesse artigo, focaremos apenas aos específicos para lataria. 

CERAS

As Ceras são os produtos mais conhecidos e usados para proteção da lataria, tanto em estúdios de detalhamento, quanto na casa de quem gosta de cuidar do carro. Esses produtos podem ser desenvolvidos a partir de polímeros sintéticos ou elementos da natureza, como a famosa carnaúba. O objetivo principal das ceras, é o mix perfeito entre brilho e proteção. 

Possuem uma característica única, propondo um brilho quente e profundo que são essenciais para proteção e manutenção da pintura. Há mais de 100 anos as ceras possuem um papel importante quando se trata da estética dos automóveis. 

Com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidas uma enorme variedade de ceras premium para cada tipo de revestimento, entregando um resultado que vai além das expectativas. O fator proteção, com componentes naturais, preservam a pintura contra raios UV, contaminações químicas e orgânicas, e também do envelhecimento precoce.

Gostou do artigo? Para outros conteúdos e dicas legais acompanhe o nosso blog. Siga também nosso Facebook e Instagram.

Leave a comment