Toalhas de microfibras: A Importância nos Serviços de Estética Automotiva

Toalhas de microfibra são fundamentais para a realização de qualquer processo de detalhamento automotivo, tanto nos serviços profissionais como nos cuidados de entusiastas da estética veicular. Porém muitas vezes, elas  não recebem a importância devida. 

Com o diâmetro dos fios cerca de 100 vezes menor que um fio de cabelo, a microfibra é composta por poliéster e poliamida, tendo assim uma grande capacidade de reter líquidos e sujeira. Com suas fibras microscópicas conseguem penetrar em ranhuras que o algodão não alcança. São extremamente eficientes, e também não soltam fiapos como os demais tecidos.

As toalhas de microfibra auxiliam no processo como um todo e permitem um serviço de qualidade. Sendo assim, na hora de escolher a microfibra, é importante levar em conta a qualidade do material, o corte da toalha e sua costura.

Obtendo toalhas de microfibras de qualidade, você pagará um pouco mais do que em comparação com uma toalha inferior, mas devido a sua vida útil estendida e eficiência, o custo benefício certamente, é a melhor escolha.

Na hora de adquirir a microfibra, você terá que considerar a finalidade, pois existem diversas categorias de toalhas. Dentre os principais modelos de microfibra, listamos alguns dos mais populares.

Principais categorias das toalhas de microfibra

Acabamento: As toalhas de microfibra são importantes na etapa de acabamento. As toalhas de microfibra são usadas para dar o toque final à um serviço de detalhamento e no auxílio à remoção do excedente de produto proveniente da aplicação. 

Limpeza: Possuem um tamanho mediano e são utilizadas na remoção de compostos, resíduos gordurosos e também demais sujidades.

Luvas de Lavagem: Destinadas para a lavagem do carro, as luvas de microfibra removem suavemente sujeira empoeirada e abrasiva, por meio dos contornos dos tentáculos, evitando assim riscos e hologramas na pintura.

Aplicação de produtos: As toalhas de microfibra também são ideais para aplicação de selantes, vitrificadores, ceras e condicionadores, porque elas proporcionam uma aplicação sem riscos distribuindo uma camada fina e uniforme de quaisquer produtos.

Secagem: Como o nome demonstra, são ideais na secagem do carro após lavagens, porque possuem grande poder para absorver a água e geralmente são dispostas em um corte maior, possibilitando uma agilidade superior no processo.

Lustro: Para atingir os pontos em que a politriz não alcança, são utilizadas as microfibras para lustro. Elas possibilitam um acabamento manual em entrada de ar e detalhes de carroceria que são inacessíveis com a boina.

Cuidados com as toalhas de microfibra

Para prolongar a vida útil das toalhas de microfibras são necessários alguns cuidados simples. Por meio deles você consegue preservar a longevidade das fibras, e consequentemente as propriedades do material. 

-Não deixe de molho por muito tempo, no máximo de um dia para o outro. Molhos muito longos podem degradar as fibras do material;

-Lave sempre após a utilização para evitar o endurecimento dos resíduos de produtos. Dessa forma, você protege as toalhas de microfibra contra contaminações cruzadas e mantém o bom aspecto delas;

-Não torça a microfibra em hipótese alguma. Essa torção pode causar uma quebra das fibras de sua toalha, e com o tempo ela começará a soltar fios e não será mais útil para seus processos;

-Mantenha o pano sempre limpo, seco e de preferência longe da umidade e do contato contínuo com raios solares; 

-Não Secar ao sol. O tecido de microfibra possui secagem rápida, o sol pode acabar desbotando o material; 

– Para a lavagem de suas toalhas de microfibra, procure um produto específico como, por exemplo, o Shampoo para Microfibras da Chemical Guys. Ele limpa facilmente e restaura o material, retirando os resíduos e manchas, e deixando a microfibra com aspecto de novo e com aroma agradável. 

dica para lavagem das toalhas de microfibra

Na hora de lavar suas toalhas de microfibra, são necessários alguns procedimentos.  Em um balde coloque água morna e insira a sua microfibra, caso esteja muito encardida, deixa-a de um dia para o outro, do contrário apenas algumas horas bastam. Misture um pouco de sabão líquido de coco ou shampoo para microfibra, e faça uma esfregação leve para não danificar as fibras (após ter deixado de molho, em caso de necessidade), e enxague com água abundante. Lembre-se sempre de não torcer as toalhas de microfibra, apenas as aperte suavemente e coloque para secar  em um local com sombra e arejado.

É importante ressaltar que colocando a microfibra direto na máquina, os processos de centrífuga e ou torcer, diminuirá a vida útil delas, visto que com essas ações as fibras começam a se quebrar e a toalha talvez se desmanche. 

Dicas de Uso

Para melhor aproveitar suas toalhas de microfibra, o Detailer James Melfi sugere a segmentação das microfibras em 4 Níveis:

Nível 1: Toalha Nova
Uso: Pintura / Vidro

Nível 2: Toalha com coloração levemente desbotadaUso: Pintura

Nível 3: Toalhas com leves Manchas
Uso: Superfícies Interiores / Exterior

Nível 4:  Toalha perdendo a efetividade
Uso: Batente de Portas / Grades/ Rodas / Pneus / Motor/ Ponteira de escapamento.

Com essa classificação você conseguirá tirar o máximo proveito das suas toalhas de microfibra, para aproveitar bem seu rendimento.

Não se esqueça de seguir nossas redes sociais: Facebook e Instagram  

Leave a comment