Clay Bar O que é? Como usar? Por que usar?

A Clay Bar é sempre um tópico aclamado e uma parte muito importante do processo de detailing. Na categoria de produtos para descontaminação a Gyeon Quartz produz soluções fantásticas, então vamos analisar mais profundamente a Clay. 

O que é Clay Bar? 

A Clay Bar é uma mistura de resina sintética projetada para remover contaminantes de acabamentos automotivos. Eles podem ser esticados e moldados e são suaves o suficiente para passar sobre o design complexo dos painéis automotivos sem danificar a pintura. As Clay Bar’s são produzidas em diferentes classes, da leve a grossa. Quanto mais contaminda estiver a tinta, mais agressiva será a Clay Bar que deve utilizar para removê-la.

Por que usar Clay em seu carro? 

A partir do momento que seu carro é pintado ele é exposto ao ambiente. Ambiente esse, cheio de poluentes transportados pelo ar, chamados de precipitação ambiental. Esses poluentes consistem em poeira de freio, poluição industrial, excrementos de pássaros, tripas de insetos, sujeira nas estradas, pulverização excessiva e qualquer outra coisa que grude em seu carro é uma contaminação.

Como funciona a Clay Bar? 

A Clay Bar é feita de um material macio e pegajoso, que consegue reter e remover os contaminantes incorporados, que nem a lavagem e a descontaminação química removeram. Ela deve ser usada após a fase inicial de lavagem e antes do polimento da tinta. Possuindo como principal objetivo a descontaminação completa da superfície antes que a proteção a longo prazo seja aplicada.

Pode usar Clay Bar em um carro com Ceramic Coating?

Você pode? Sim. Mas a pergunta normalmente é, você deveria? O perigo de usar a Clay no Ceramic Coating é a ocorrência de pequenos arranhões, chamados de marcas de danos. Com um lubrificante de Clay adequado, uma Clay de qualidade, uma superfície pouco contaminada e uma boa técnica, você consegue usar sem causar danos. Mas é difícil. Pois a partir do momento em que a Clay gruda os contaminantes, ao continuar usando ela você estará estragando a pintura. E o problema com o dano é que você não vai querer polir um acabamento revestido, a menos que seja absolutamente necessário, pois muito provavelmente irá acabar removendo o Coating. Dessa forma, em um carro com Coating, seria preferível descontaminar quimicamente com Iron ou Tar, ao invés da Clay, sempre que possível.

Q²M ClayMild, Q²M ClayCourse e Q²M ClayLube da Gyeon Quartz

A Gyeon Quartz possui dois tipos de Clay Bar com níveis de remoção de descontaminação diferentes – a Q²M ClayCourse para superfícies muito contaminadas e a mais suave Q²M ClayMild para superfícies pouco contaminadas. Ambas são extremamente resistentes a produtos químicos e podem ser utilizadas com Q²M Iron ou Q²M Tar, bem como com nosso altamente liso e concentrado Q²M ClayLube.

Como usar a Q²M ClayMild e a Q²M ClayCourse da Gyeon Quartz

Passo 1: Verifique se você possui uma superfície muito limpa para não mover o contaminante pelo acabamento e acabar o arranhando.

Passo 2: Abra sua Clay para detalhamento e rasgue um pedaço grande o suficiente para formar um círculo interno um pouco maior do que uma moeda de R$1,00.

Passo 3: Borrife um pouco de ClayLube sobre a Clay, assim como no local a ser descontaminado. É bom trabalhar em pequanas áreas por vez. Até porquê é simples e  rápido o trabalho das áreas.

Passo 4: Use a Clay em movimentos retos até o acabamente parecer perfeitamentte liso. Após cada seção, verifique a quantidade de contaminantes coletados pela Clay e a arrume novamente para garantir que não tenha uma sobrecarga de contaminantes.

Nessa foto foi trabalhado um Ford Mustang muito contaminado, logo muita coisa foi removida com a ClayMild. E a ClayCoarse removeu ainda mais, porém dificulta a visualização devido sua cor púrpura.

Passo 5: Agora lave o carro novamente ao acabar, seque e passe para o estágio de polimento.

Este artigo foi escrito por Jeff McEachan, Gerente Nacional de Marca na Gyeon Quartz EUA e proprietário da Denver Auto Shield.

É isso aí! Gostou do artigo? Para outros conteúdos e dicas legais acompanhe o nosso blog. Siga também nosso Instagram.

Leave a comment